![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP1DectvYe4_j_YyboJEuBBF5pwCyFyU7Huph-cmQvd7LaI-RfN1XV1gkh5dv_fkBvllG8BR9ouAF2qe8F1EJ1CQUk8_a30JM5jFUGG2mz_Izp3xphvNMsB7b11MrM1BZkZm2TCLRG5F8/s1600/molusco.png)
Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.
Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas - ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos coleccionadores - são estudadas pelos concologistas.
O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas e até 200 000 espécies viventes estimadas , e 70 000 espécies fósseis e inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, às conchas desses animais que servem como peças para coleccionadores. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos
Nenhum comentário:
Postar um comentário