Os animais são organismos multicelulares, de nutrição heterótrofica, obtendo alimento geralmente por ingestão. Além disso, no seu ciclo de vida, a reprodução sexuada está presente e o zigoto formado inicia o desenvolvimento embrionário. Embora para cada grupo animal o desenvolvimento embrionário tenha suas peculiaridades, o processo ocorre segundo etapas comuns a todos os grupos.
A fase comum a todos os animais durante o desenvolvimento embrionário é a da segmentação com a formação de uma blástula. A gastrulação e um processo que ocorre em todos os demais animais com execeção dos poríferos.
Ao dizermos que no ciclo de vida dos animais a reprodução sexuada está presente, não significa que a reprodução assexuada não ocorra. Em muitos grupos animais, a reprodução assexuada e a forma mais comum de reprodução, sendo a reprodução sexuada um evento que ocorre apenas sob determinadas condições do meio.
Nas cadeias alimentares, os animais ocupam sempre os níveis tróficos correspondentes aos consumidores. A diversidade animal e muito grande quando comparada à diversidade dos outros grupos de seres vivos.
FONTE: livro de biologia(J. Laurence) Michele Araújo 2º A manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário